segunda-feira, 27 de junho de 2011

Você já se exercita? Se não, é hora de começar!

Você faz parte daquele grupo de pessoas que se exercita somente no verão, ou somente no período das férias, ou ainda, pior, você não se exercita nunca? Então, cuidado, você pode inconscientemente estar comprometendo o funcionamento do seu corpo e muito provavelmente sua saúde.
Para entender melhor basta analisar que o corpo foi feito para se movimentar, e se pensar um pouco mais será fácil entender que os seus ancestrais eram muito mais ativos, eles não tinham os recursos que se tem atualmente.

Com o passar dos anos, a tecnologia foi tomando parte na vida e a cada dia com mais informatização, e ainda a maioria das pessoas mora nos centros urbanos, o que favorece a mecanização. Do ponto de vista da locomoção e trabalhos braçais as vidas se tornaram mais fáceis e confortáveis. Porém, com toda essa economia de movimentos e de força para realizá-los há um custo, a atrofia de todo o organismo.
O simples toque de botão para controlar máquinas que fazem o serviço pesado, pode ser agradável, cômodo e aumenta a velocidade de execução das tarefas, mas tem um preço, deteriora a
saúde.
Ao realizar atividades físicas são exercitados os músculos, fazendo-os contrair e isto faz com que
haja uma maior necessidade de sangue para nutrí-los, acelerando o ritmo do coração e da respiração, o metabolismo altera-se, enfim, todo o corpo entra em ação quando nos movimentamos.
E estas alterações são benéficas e necessárias para um bom funcionamento orgânico. Jogar futebol com os amigos somente no sábado, ou ao terminar de ler este artigo iniciar na ginástica todos os dias não seria o mais recomendado. Sempre busque o equilíbrio, aprendendo a sentir seu corpo.
Concluindo, procurar um profissional de
Educação Física para aconselhá
-lo, prescrever uma atividade e acompanhá-lo seria o melhor, afinal ele é um especialista em movimentos.
Depois desta leitura fica a pergunta: QUANDO VOCÊ COMEÇA A INVESTIR NA SUA SAÚDE?

2 comentários:

  1. Poxa .. muito bom esse blog .. estarei ligado todosos dias .. bjos, te adoro muitão!!

    ResponderExcluir